Wise Up - A história de sucesso da marca de Flávio Augusto

Limite do cheque especial, cansaço do ônibus, casamento cedo e muita vontade de crescer fazem parte dos ingredientes de sucesso desta marca.


Fundada no ano de 1995, na região central da cidade do Rio de Janeiro, a Wise Up hoje conta com centenas de unidades espalhadas pelo território brasileiro. Seu fundador, Flávio Augusto da Silva, hoje compõe a lista de bilionários no Brasil da revista Forbes.

Não muito depois de haver captado mais de mil alunos para sua primeira unidade, o fundador da Wise Up abriu sua segunda unidade dessa vez localizada em São Paulo, na famosa Avenida Paulista. Seu funcionamento rendeu frutos e o faturamento permitiu que a expansão de rede pudesse continuar, custeando a abertura de outras 24 unidades em um período de apenas 3 anos.

Flávio Augusto vendeu a Wise Up por 877 milhões de reais em 2017 para o grupo Abril, para então recomprar em 2015 por 398 milhões de reais. Aliás, Flávio também é dono do Orlando City, time de futebol dos Estados Unidos onde jogou o brasileiro Kaká, sem falar ainda dos livros escritos por ele e blog de mesmo nome: Geração de Valor.

Evolução da Wise UP



Em 2009, os sinais de evolução da Wise Up eram inegáveis. Já destacada no cenário econômico em âmbito mundial, a rede de ensino finalmente decidiu quebrar as barreiras geográficas e promoveu a inauguração de sua primeira unidade no exterior. Inicio com uma escola na capital da Argentina, Buenos Aires, para depois subir no mapa e alcançar solo norte-americano por meio da abertura de uma unidade em Orlando.

Ao chegar ao ano de 2011, já era perceptível a consolidação da Wise Up com o público adulto dentro do Brasil. Mais uma vez no intuito de empreender e expandir, foi anunciada um novo braço da Wise Up, a Wise Up Teens. Agora a intenção era apresentar uma forma revolucionar a forma de ensino do idioma inglês aos jovens. Essa escola possui foco em atender um público na faixa etária que vai dos 11 aos 16 anos. A promessa é entregar fluência em 3 anos e meio, tempo significativamente menor do que é comumente prometida por outras instituições de ensino de idiomas.

Avançando um pouco na linha do tempo da história da Wise Up, no ano de 2015, houve reformulação da marca em si e passou-se a oferecer algo distinto. A experiência de ensino tornou-se mais sofisticada para que os alunos mais exigentes se sentissem mais satisfeitos. Essa reformulação também tinha por objetivo tornar as unidades da rede mais fortes e trazer um toque mais premium para a Wise Up, inserindo-a em um segmento de escolas de alto padrão que entreguem ensino de inglês para negócios.

No mesmo período, o material didático também sofreu alterações para que pudesse acompanhar a nova mentalidade da rede. O Real Talk Series foi todo reformulado para que absorvesse um vocabulário mais cotidiano, acompanhado de um seriado de enredo moderno. A história conta como é a vida de 6 habitantes da cidade de Nova York, Estados Unidos. A cada aula, o aluno tem a possibilidade de escolher a qual episódio deseja assistir. Com a mesma proposta de identificação de personagem por personalidade do material teen, o então novo Real Talk Series é considerada pela Wise Up uma ótima forma de estimular os estudos sem deixar a diversão de lado.

Curiosidades sobre a Wise UP


Flávio Augusto fundador da Wise Up
Não é novidade para quem conhece parte da história do fundador da marca ou mesmo para seguidores do blog Geração de Valor que Flávio é um empreendedor nato. Flávio cita alguns motivos que o fizeram empreender, como a questão dele perder horas todos os dias no terrível transporte público, o casamento ainda jovem e uma esposa para sustentar, e claro, aquela gana pelo sucesso. Chega a ser engraçado quando Flávio menciona que seu escritório era um telefone público e que ele empilhava pilhas de fichas para ligar para clientes em potencial. Porém, ele realmente viveu isto.

Assim, quando você olha para a história da Wise UP, como para o fato de ter investido na abertura de unidades alocadas em plataformas de petróleo, que acarretou na criação da Wise Up Offshore, que são unidades de ensino de inglês estabelecidas no mar, você percebe o grau de empreendedorismo que há nisso, advindo muito do perfil do fundador.

Dentre as tacadas inovadoras, pode não ser do conhecimento de todos, mas os negócios da Wise Up não se limitam ao ensino de inglês para adultos e adolescentes. Foi com a Wise Experience que a empresa deu seu pontapé inicial no segmento de intercâmbio. O propósito é que os estudantes vivenciassem a língua em países onde a mesma é falada naturalmente pelos moradores. Esse conceito deu tão certo, que a Wise Up abriu uma unidade da Wise Experience em Pequim, na China, no ano de 2012.

E se o Orlando City teve o Kaká entre suas estrelas, as propagandas da Wise Up já contaram com figuras brasileiras famosas, incluindo o ator Rodrigo Santoro, que foi garoto-propaganda da rede no período que abrange 2009 a 2013, e voltou a gravar comerciais em 2015.

O que fez a Wise UP ser um sucesso?


O crescimento contínuo da Wise Up demonstra o sucesso da concepção de rede de escolas de inglês de seu fundador Flávio Augusto. Podemos dizer que graças à adesão ao modelo de franquias, adotado no ano 2000, a Wise Up passou a disponibilizar mais flexibilidade nos horários devido à possibilidade do aluno assistir às aulas em mais de uma unidade. Esse modelo de negócio contribui fortemente para a capilaridade das unidades e, consequentemente, para a expansão da marca Wise Up.

Ainda sob o apelo de atingir um público mais jovem, o segmento da Wise Up Teens desenvolveu um seriado inédito. Sob o título de “In Our Own Family Way”, a série foi gravada no período de 100 dias, contando com superprodução e toda uma equipe especializada. O resultado é um material que lembra muito o formato dos já tradicionais e famosos seriados norte-americanos, sob um olhar fresco e de atitude adolescente. Os personagens são todos da mesma faixa etária, adolescentes também, vivendo sob o mesmo teto que os pais. Esses 5 jovens são criados por um pai rígido, figura militar, e uma mãe dedicada aos negócios, que lhe deixam sem muito tempo de sobra. E como cada um dos adolescentes dessa série possuem um perfil e jeito de ser diferente, os alunos podem se identificar e aprender vocabulário novo, assim como termos e expressões úteis para o dia-a-dia.

E voltando a pensar nos adultos, mais especificamente os executivos e donos de negócios, a rede desenvolveu o que é chamado de Wise Up Corporate. Essa é uma parceria que pode ser estabelecida com empresas que desejam oferecer aos colaboradores, e até mesmo seus familiares e dependentes, a oportunidade de se estudar inglês com condições especiais e diferenciadas. É um braço da Wise Up que se dedica exclusivamente a prospectar e manter bom relacionamento com as empresa que investem no desenvolvimento profissional dos que lá trabalham.

A verdade é que a Wise Up pensa em diversas formas de atingir seu público, adotando medidas diferenciadas para isso. A visão de Flávio Augusto e seu arrojo permitem que a Wise Up teste soluções novas em busca de resultados ainda melhores, fortalecendo dia a dia a marca.

E você? O que está fazendo para sua marca ser um sucesso?


Com certeza há muito trabalho até chegar em um alto patamar de sucesso, como uma Wise Up. Porém, todos deram o primeiro passo de uma forma ou outra, caso não saiba Flávio Augusto usou o limite do cheque especial para começar sua primeira escola. Porém, algo é certo: você precisa proteger sua marca!

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